Câmeras de reconhecimento facial podem identificar cerca de 15 mil criminosos no carnaval, diz governo

Câmeras de reconhecimento facial podem identificar cerca de 15 mil criminosos no carnaval, diz governo

Detalhes do esquema de segurança para o carnaval foram divulgados nesta terça (30). Estado vai ter mais de 67 mil plantões extras de profissionais de segurança.

Prefeitura do interior de SP cancela carnaval para comprar ambulâncias
Dois homens são baleados e um deles morre perto dos Quatro Cantos de Olinda, na noite de abertura do carnaval

Pernambuco vai utilizar pela primeira vez tecnologia de reconhecimento facial durante o carnaval. De acordo com o governo, essas câmeras, que estarão em pontos estratégicos, podem identificar cerca de 15 mil criminosos com mandados de prisão em aberto no estado.

informação, que tinha sido adiantada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi detalhada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), no Centro do Recife. Na ocasião, também foram divulgados números de reforço no policiamento para o período do carnaval.

Ao todo, o estado vai ter 67.842 plantões extras de policiais e demais funcionários da segurança pública. Esse número é 10,2% maior que o da folia em 2023.

Neste ano, o estado não vai contar com câmeras de videomonitoramento da SDS, já que o governo desligou os 358 equipamentos estaduais. Para tentar suprir a falta, o estado vai usar câmeras das prefeituras e, além disso, comandantes de patrulhamentos da Polícia Militar vão utilizar câmeras corporais. São 187 unidades, que foram adquiridas em 2023.

De acordo com a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro, que é presidente do Grupo de Trabalho da operação de carnaval, há cerca de 16 mil mandados em aberto no estado. Desses, aproximadamente 15 mil foram inseridos no sistema que vai identificar os suspeitos por meio de reconhecimento facial.

“Só nos interessa no reconhecimento facial quem tem mandado de prisão em aberto. Tudo é alimentado dentro do Banco Nacional de Mandados de Prisão. […] O policial vai abordar quando houver fundada suspeita para fazer uma confirmação de identidade, como qualquer abordagem. […] Quanto mais tecnologia em prol da sociedade, melhor”, afirmou.

Sobre as câmeras corporais, segundo a secretária, todas as equipes de patrulha terão uma delas. As unidades devem ser utilizadas pelo comandante da guarnição. No Galo da Madrugada, serão mais de 100 unidades simultaneamente.

Entretanto, as imagens não serão transmitidas em tempo real, e serão gravadas para posteriormente serem descarregadas no 17º Batalhão da PM. Além disso, nem todas serão utilizadas ao mesmo tempo, devido à rotatividade das tropas.

“A gente vai ter 187 câmeras corporais disponíveis em toda a operação do carnaval. Elas vão estar distribuídas por todas as equipes. Na visão da SDS, é um equipamento muito importante, não só para a população, mas também para o policial, que tem a justificativa da sua abordagem gravada”, afirmou a secretária executiva.

Serviços

 

Uma novidade neste ano é a ativação do plantão da Delegacia Especializada da Mulher nas proximidades da Praça do Carmo, em Olinda. Ela vai funcionar 24 horas, assim como as delegacias especializadas da mulher nos seguintes locais:

Em caso de roubo, perda ou extravio de documentos, segundo a SDS, a população pode registrar a ocorrência a qualquer momento na internet. Para celulares roubados, a secretaria pede que os foliões cadastrem os telefones no sistema Alerta Celular, para facilitar a recuperação, caso eles sejam apreendidos com criminosos.

A Corregedoria da SDS vai funcionar 24 horas, na Avenida Conde da Boa Vista, na região central do Recife. É possível acionar o órgão pelos telefones (81) 3184.2714 e (81) 3184.2756.

A ouvidoria, por sua vez, vai atuar em regime de plantão, das 7h às 19h, nos dias de Carnaval. O telefone 0800.081.5001 e o WhatsApp (81) 99488.3455 vão funcionar das 7h às 19h, do sábado, 10 de fevereiro, até a quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro. Outro telefone de contato é o 181, do Disque-Denúncia, nos mesmos dias e horários.

A Defesa Civil também vai funcionar em regime de plantão pela Central, nos números 199 ou (81) 3181.2490.

Reforço no policiamento

 

No período do carnaval, serão 67.842 jornadas extras de trabalho. Isso significa mais de 67 mil escalas para além do efetivo já empregado de forma ordinária. Policiais militares, civis e científicos, além dos bombeiros militares e integrantes da Defesa Civil estarão atuando.

O valor investido nesses plantões extras é de R$ 12,2 milhões, segundo a SDS. No ano passado, foram R$ 11,5 milhões. As jornadas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Polícia Militar: 55.447;
  • Polícia Civil: 6.655;
  • Corpo de Bombeiros: 3.859;
  • Polícia Científica: 215;
  • Demais áreas da SDS: 1.666.

 

Ao todo, quatro helicópteros do Grupamento Tático Aéreo serão empregados para sobrevoo nos principais polos do Grande Recife e Agreste. Somente na saída do Homem da Meia-Noite, no sábado de carnaval, dois deles sobrevoarão Olinda.

Haverá três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) atuando, no Recife, em Caruaru e em Petrolina durante o carnaval.

Fonte: G1

COMMENTS

WORDPRESS: 0