Por: Mezaabe Vitor – em busca da informação
O governador Paulo Câmara (PSB) publicou do diário oficial desta última quinta-feira (24), “situação de emergência” em 62 municípios devido a estiagem dos últimos meses.
Na relação, o que chamou a atenção foi o município de Bonito, no agreste Pernambucano está entre eles. Além do município ser rico em recursos hídricos, abastece também diversas cidades do Agreste Pernambucano e segundo foi divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e climas – APAC nesta sexta-feira (25), a barragem do prata, principal reservatório, está com 64% da sua capacidade, em comparação a outros municípios que foram decretados em estado de emergência, é um volume bastante significativo, tendo em vista que outros estão em colapso.
Ao decretar em “Situação de Emergência”, o município tem acesso a diversos benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; retomada da atividade econômica dos municípios afetados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); entre outros. Segundo fontes, certa de 15 carros pipas distribui água todos dias para São Joaquim do Monte e outros municípios, isto significa que Bonito ainda está com capacidade de abastecer outras cidades.
O motivo e os locais que estão sofrendo devido a seca ainda não foi divulgado pelo Prefeito do município Gustavo Adolfo (PSB), ou pela defesa civil. O comunicado causou estranheza aos bonitenses.
A situação de emergência entrou em vigor nesta última quinta-feira (24) e tem duração de 180 dias.
Entramos em contato coordenador da defesa civil de Bonito e até a publicação desta matéria, não obtivemos respostas.
COMMENTS