Um novo golpe via WhatsApp vem enganando os usuários brasileiros com a falsa oferta de duas passagens aéreas gratuitas, segundo informações da PSafe. De acordo com a empresa de segurança, a ameaça recente usa a marca da companhia aérea Gol para dar mais credibilidade à suposta promoção junto às vítimas.
Conforme a tecnologia antiphishing do app dfnder security, da PSafe, foram gerados mais de 30 mil ciberataques a partir do golpe em cerca de seis horas.
Assim como em outros golpes similares, o ataque em questão leva o usuário até uma pesquisa falsa antes de poder acessar a suposta promoção – em que é preciso responder as perguntas a seguir: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?”.
Após responder as perguntas (e independente das respostas dadas), o usuário é direcionado para uma página em que é pedido que compartilhe a “promoção” com 30 amigos ou grupos de contatos no WhatsApp. Conforme o texto falso, as supostas passagens seriam enviadas por e-mail em até dois dias após o resgate das mesmas pelo usuário.
A companhia de segurança destaca também que o golpe conta inclusive com uma seção que reúne comentários falsos de pessoas que teriam conseguido retirar as passagens gratuitas pela promoção.
Posicionamento Gol
A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL (www.voegol.com.br). Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.
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