Detran-PE lança projeto para relaxar candidatos antes do exame prático; veja como funciona

Detran-PE lança projeto para relaxar candidatos antes do exame prático; veja como funciona

A iniciativa começou nesta segunda-feira (11) e vale apenas para o Recife

Câmara aprova suspensão de CNH para motoristas envolvidos em contrabando.
Além do sorriso, o que pode e o que não pode na foto da CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) lançou o “Programa Tranquiliza”, que tem o objetivo de acolher, acalmar e garantir mais concentração aos candidatos durante o exame. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (11) e também visa combater o nervosismo dos participantes durante a prova prática para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O programa inclui um breve bate-papo realizado por uma psicopedagoga. Em uma sala apropriada, pouco antes de seguirem para a etapa do pátio, os candidatos param um instante, trabalham a respiração, leem frases motivacionais e recebem dicas. Por enquanto, o programa funciona apenas no pátio de exames da sede do órgão, no Recife.
Entre as dicas estão lembrar o aluno de observar a placa “Pare” na pista, alertar sobre o uso de óculos (se for o caso), e ressaltar que o participante evite olhar a área do pátio antes de entrar nela ou dar atenção aos comentários negativos de outros participantes. São formas de distensionar e possibilitar um melhor desempenho no exame.
“A ideia do Tranquiliza é fazer com que o candidato tenha um momento para respirar, melhorar a concentração e obter condições mais favoráveis para o êxito na prova”, destaca o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira.
Eduardo Cristian, trabalha em farmácia e chegou um pouco tenso. Ele salienta que, além da questão do tempo de preparação, outros fatores influenciam para o nervosismo, como a preocupação econômica e profissional. Após acompanhar as recomendações, trabalhar a respiração e ouvir frases como: “você vai conseguir” e “não perca a esperança”, mudou a sensação. “Está sendo maravilhosa essa etapa, eu mesmo já estou me sentindo mais calmo, com um pensamento positivo”.
Segundo informações da Gerência de Habilitação de Condutores do Detran-PE, uma média de 4,4 mil candidatos são considerados inaptos na prova no pátio do Recife a cada mês.
Detran-PE altera prova prática de direção veicular
O Detran-PE excluiu a etapa de garagem na prova prática para retirada da primeira habilitação da categoria B. A princípio, a medida valia apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife, mas a decisão foi ampliada para as cidades da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão do estado.
Desde o dia 1º de novembro, a etapa da manobra de estacionamento não são mais aplicada nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Limoeiro (Agreste), Surubim, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Petrolina (Sertão). Um dos objetivos da medida é reduzir o tempo de prova.
A medida também tem como objetivo a uniformização dos procedimentos referentes aos Exames Práticos de Direção Veicular no estado de Pernambuco. A mudança já estava em vigor no pátio da sede, no Recife, desde julho.
Com a modificação, o teste prático mantém a baliza, o circuito de rua e a rampa. O circuito de rua inclui sinalização semafórica, sinalização horizontal, atenção com ciclistas e pedestres.
Fonte: Diário de Pernambuco

COMMENTS

WORDPRESS: 0