Ministro do Trabalho descarta recriação do imposto sindical: “Não volta mais”

Ministro do Trabalho descarta recriação do imposto sindical: “Não volta mais”

Declaração do ministro Luiz Marinho em que negou a volta do imposto sindical foi dada em audiência na Câmara dos Deputados

Câmara adia votação do ‘PL da censura’ para evitar derrota do Governo
Governo Raquel Lyra comunica retomada de obras de barragens com lançamento de edital para final de agosto

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), disse que o imposto sindical acabou, não volta mais nem está em debate. A declaração foi dada em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4).

O imposto sindical acabou e não volta mais. […] O que está em debate é a possibilidade de uma contribuição negocial, desde que a assembleia delibere e aprove, portanto, não será obrigatória (Luiz Marinho)

O imposto sindical obrigatório – equivalente a um dia de trabalho, descontado anualmente – foi extinto pela reforma trabalhista aprovada pelo Congresso em 2017. Com isso, contribuições a sindicatos se tornaram opcionais.

Marinho disse que o governo deverá apresentar ao Congresso proposta de mudança na estrutura sindical, com novos mecanismos para o financiamento dos sindicatos patronais e de trabalhadores. Para o ministro, o projeto “será para os dois lados”.

O debate foi proposto pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Kim Kataguiri (União-SP).

Fonte: Band Jornalismo

COMMENTS

WORDPRESS: 0