O Instituto ressaltou também a importância do acompanhamento das atualizações das previsões, assim como dos avisos meteorológicos especiais, que, eventualmente, podem ser emitidos.
Segundo o Inmet, parte da Região Nordeste pode ser afetada por chuva e ventos intensos nos próximos dias. Entre a quinta-feira, 20 de julho e o próximo domingo (23), a previsão indica tempo mais ventoso, com predomínio de ventos de quadrante sul-sudeste e intensificação da velocidade (superior a 36 km/h), com rajadas que podem superar os 60 km/h, principalmente, pela manhã e à tarde.
Áreas do litoral leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e a faixa norte Rio Grande do Norte até o Ceará devem ser atingidas, assim como o interior da região, principalmente nos estados do Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia.
Com isso, o transporte de umidade do oceano para o continente será intensificado e as chuvas voltarão ao leste da Região Nordeste. Essa condição vai persistir até, pelo menos, segunda-feira (24).
Os volumes de chuva mais significativos estão previstos para o litoral da Bahia, especialmente entre o Recôncavo Baiano e o Baixo Sul, onde podem ser registrados acumulados entre 40 milímetros (mm) e 60 mm e, de maneira pontual, próximo a 100 mm.
Devido às alterações e incertezas inerentes aos modelos numéricos, as previsões poderão sofrer alterações. Diante disso, vale ressaltar a importância do acompanhamento das atualizações das previsões, assim como dos avisos meteorológicos especiais, que, eventualmente, podem ser emitidos.
FONTE: PORTAL DA PREFEITURA
COMMENTS