Governo Raquel Lyra comunica retomada de obras de barragens com lançamento de edital para final de agosto

Governo Raquel Lyra comunica retomada de obras de barragens com lançamento de edital para final de agosto

“É preciso analisar as particularidades de cada barragem, para retomada dessas obras”, detalha o secretário executivo de Infraestrutura Hídrica, Marcelo Asfora.

Raquel Lyra se reúne com deputado estadual nesta Sexta-Feira.
Em evento com Lula, governadora Raquel Lyra é alvo de vaias e gritos cobrando merenda escolar e piso nacional dos professores

O governo Raquel Lyra, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) anunciou, na última quinta-feira, 13 de julho, a abertura do edital de licitação voltado para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, localizada no município de Cupira, no Agreste do Estado.

Decisão acontece após após as enchentes que afetaram a Zona da Mata Sul. Segundo o governo estadual, o edital será lançado até o final do mês de agosto, que será responsável pelo escoamento das águas.

“É preciso analisar as particularidades de cada barragem, para retomada dessas obras”, detalha o secretário executivo de Infraestrutura Hídrica, Marcelo Asfora.

De acordo com o Governo de Pernambuco, das quatro barragens pendentes, Panelas II é a que está mais avançada, além de ser a obra que já possui recursos empenhados junto ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Além de Panelas II, existe o planejamento para a retomada das obras das barragens de Barra de Guabiraba e Igarapeba, em São Benedito do Sul e Gatos em Lagoa dos Gatos, que não foram concluídas em gestões anteriores.

Após a conclusão dessas barragens, está prevista a construção de duas novas, Canhotinho e Correntes, que além de auxiliar Pernambuco também, auxilia o estado de Alagoas, conforme explicação do secretário Almir Cirilo.

O sistema de barragens de controle de enchentes da Mata Sul é composto pelos quatro reservatórios que ficaram incompletos, além da Barragem Serro Azul, que foi concebido após a ocorrência dos desastres causados pelas enchentes de 2010 e 2011.

A Barragem de Barra de Guabiraba está localizada na bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém e as demais, na bacia do Rio Una. Das cinco iniciadas, apenas Serro Azul foi concluída, em 2017.

A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause se reuniram no último dia 10 de julho com os prefeitos dos municípios mais impactados com as chuvas fortes que caíram na região da Mata Sul.

No encontro, na sede da prefeitura de Catende, a chefe do Executivo estadual instalou no município um Escritório de Emergência com o objetivo de garantir apoio aos municípios quanto ao levantamento e caracterização dos danos e prejuízos causados em virtude das chuvas.

A gestora também informou que os dois decretos que estabeleceram situação de emergência em 15 municípios vai ser estendido para uma validade de 180 dias.

FONTE: PORTAL DA PREFEITURA 

COMMENTS

WORDPRESS: 0