Gestor da cidade afirmou que havia entrado em acordo com o governo estadual para ter mais dias de festa e afirmou ser 'lamentável' a redução da quantidade de dias da festa.
Após a divulgação das datas para a edição de 2023 do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizada nesta segunda (26) pela governadora Raquel Lyra, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, afirmou ter sido pego de surpresa. De acordo com o gestor municipal, as datas acordadas com o Governo do Estado eram outras e o festival deveria contar com mais dias de programação.
- Festival de Inverno de Garanhuns será realizado de 21 a 30 de julho em 2023
O prefeito contou em entrevista ao g1 que se reuniu há cerca de uma semana com representantes da Fudarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco e ficou definido que o festival seria realizado de 14 a 23 de julho. No entanto, ele foi pego de surpresa ao ficar sabendo, por meio das redes sociais, que o governo estadual decidiu anunciar que o festival acontecerá de 21 a 30 de julho.
“Você é prefeito de uma cidade, vai ter um evento na cidade que você administra e não é nem comunicado da data, não tem informações pra dizer nem da data nem do formato, é lamentável. Aqui não é casa de mãe Joana que a pessoa define e faz o que quer. Precisa ter um alinhamento, é o mínimo que poderia ter tido conosco”, disse Sivaldo.
O prefeito de Garanhuns recordou que em 2022, edição que celebrou os 30 anos do FIG, o evento teve 17 dias de duração. A proposta para este ano era que o evento tivesse 14 dias de programação, contando com atrações locais e artistas do cenário nacional.
Anúncio do FIG 2023
As datas do FIG 2023 foram anunciadas pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na manhã desta segunda-feira (26), por meio das redes sociais. Este ano, o evento será realizado de 21 a 30 de julho, de acordo com a gestora estadual.
“Os homenageados são Gonzaga, que é um ícone do reizado, e o nosso grande empreendedor Ciro Ferreira da costa, que nos deixou em fevereiro deste ano”, afirmou Raquel em vídeo compartilhado nas redes sociais.
Na edição que celebrou os 30 anos do FIG, em 2022, a festa atraiu 1,4 milhão de pessoas e movimentou R$ 24 milhões durante os 17 dias de evento. Mais de 850 atrações se apresentaram em 25 polos que foram montados.
FONTE: G1 PE
COMMENTS