O Governador Paulo Câmara determinou na última semana, medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19 em cidades do agreste, região metropolitana e Mata Sul de Pernambuco. O impacto na economia dessas cidades foi imediato, a população e comerciantes sentiram ainda mais o impacto e prejuízos que já vem sofrendo a mais de 1 ano.
Porém, o número de leitos de UTI chegou a um nível critico em todo Estado de Pernambuco, ou continua, já que a saúde em nosso estado sempre foi um caos. Os gestores dos municípios não vem medindo esforços para conter o avanço do vírus, mas, boa parte da população continuam sem respeitar as medidas sanitárias de combate à covid-19.
Infelizmente, mesmo diante das restrições, colapso nos hospitais e profissionais de saúde sobrecarregados, as pessoas insistem em não usar máscaras de proteção, higienização das mãos e continuam fazendo festinhas, churrascos com amigos, passeios, supondo que a pandemia já acabou, até ter um parente doente respirando com ajuda de aparelhos nos hospitais.
A situação é critica, o nosso blog recebeu informações que famílias inteiras infectadas, testadas positivo para a covid-19, continuam circulando livremente, sem máscaras pela cidade e comércio, como se não fosse nada. Sendo que, sair de casa com suspeita ou testado positivo para a covid-19 é crime previsto no artigo 268 do código penal com detenção de um mês a um ano e multa.
Se a população continuar sem colaborar, prefeitos já sinalizaram que irão tomar medidas mais restritivas nos próximos dias, como fez o prefeito de Sairé que decretou toque de recolher até as 5h da manhã no município, até 6 de junho.
Em Barra de Guabiraba, Bonito, Cortês, Catende e outras cidades, os casos estão subindo de forma alarmante e a população continuam sem respeitar as medidas de combate à covid-19.
O caso é serio e todos nós precisamos tomar os devidos cuidados, mesmo tomando a vacina, as medidas como usar máscaras de proteção, higienização das mãos e distanciamentos social é indispensável.
Cuide-se, o vírus é muito sério e mata!
Por: Mezaabe Vitor – Voz da Mata Sul
COMMENTS