Governo emite alerta para pior seca nos últimos 111 anos.

Recife entra em estágio de alerta máximo por chuvas; Prefeito orienta evitar deslocamento
INMET: Chuvas de até 100mm e ventos que chegam há 60KM/H irão atingir NORDESTE até o próximo domingo (23)

Foi emitido pelo governo federal nesta sexta-feira (28) um alerta de emergência hídrica para os meses de junho a setembro que engloba cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A emergência hídrica é associada à escassez de precipitação na região hidrográfica e há previsão de que o cenário persista até setembro.


As unidades atingidas estão na bacia do Rio Paraná, polo de produção agropecuária e de grandes hidrelétricas. Na região, a situação é classificada como “severa” e a previsão é de pouco volume de chuvas para o período.


O alerta divulgado é o primeiro dessa natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do país. O documento foi divulgado de forma conjunta pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), por órgãos federais ligados à meteorologia, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).


O governo reconheceu a importância de flexibilizar restrições hidráulicas em usinas localizadas nas bacias dos rios Grande e Paraná. Serão adotadas medidas para “segurar” água nos reservatórios das hidrelétricas, evitando que seja liberado um volume usado, por exemplo, para assegurar a navegação em rios e garantir água potável para a população de alguns municípios onde a força dos rios que desaguam no mar evita o retorno da água salgada.

Fonte: Diário de Pernambuco

COMMENTS

WORDPRESS: 0