Galo da Madrugada começa a ser montado na Ponte Duarte Coelho.

Galo da Madrugada começa a ser montado na Ponte Duarte Coelho.

A previsão é de sexta-feira (1º), pela manhã, a alegoria esteja pronta.

Tribunal de Contas determina suspensão da festa da Mulher da Sobrinha de Catende.
Satanás “vencendo” Jesus no desfila da Gaviões da Fiel revolta cristãos.

A montagem do Galo da Madrugada, que este ano terá uma altura de 28 metros e pesará cinco toneladas, começou na noite desta terça-feira (26) e, na manhã desta quarta (27), já pode ser vista na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife. A expectativa é que na sexta-feira (1º), pela manhã, a alegoria já esteja de pé. O projeto é assinado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega. 

Uma rede de artesãos, voluntários e técnicos da Bomba do Hemetério e da empresa Arte Plenna, trabalharam na confecção do ‘Galo Artesão’. Com o foco na sustentabilidade, cerca de 50% dos materiais utilizados foram reutilizados de resíduos do Polo de Confecção de Pernambuco. 

Trânsito 

Por causa da instalação do Galo, a Ponte Duarte Coelho foi interditada pela Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU), alterando o tráfego de veículos e mudando provisoriamente os itinerários de 107 linhas de ônibus convencionais, 42 coletivos do tipo bacurau e 13 linhas de BRT.

Além disso, 72 pontos de embarque e desembarque de passageiros também foram alterados. A orientação do Grande Recife Consórcio de Transporte é que os passageiros peguem ônibus no mesmo ponto em que desceram.

História

O bloco carnavalesco Galo da Madrugada completa 41 anos em 2019. Entretanto, apenas em 1995, mesmo ano em que entrou no Guinness Book como maior bloco do mundo, a versão gigante do animal foi instalada pela primeira vez pela Prefeitura do Recife na Ponte Duarte Coelho – que liga a Avenida Guararapes à Avenida Conde da Boa Vista -, no Centro da capital. Em 23 de fevereiro daquele ano, o Diario de Pernambuco registrou que a escultura seria erguida de forma meio improvisada. A chuva teria estragado a cabeça da ave de 23 metros de altura e três toneladas. 
Desde então, o visual do Galo passou por transformações a cada ano, assinadas por diversos artistas. No ano passado, o designer Walther Holmes e o cenógrafo e iluminador Edson Lira foram os responsáveis pelo conceito visual do Galo. A ave tinha 25 metros de altura e pesava 3,5 toneladas. Em 2017, a escultura teve 30 metros de altura e pesava 15 toneladas. O desenho foi concebido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. A estrutura de 2016 tinha 27 metros de altura e três toneladas e foi concebida pelo artista plástico Sávio Araújo, que estava à frente da confecção da alegoria desde 2010.  (Via: Diario de Pernambuco.)

COMMENTS

WORDPRESS: 0