No último domingo 04, a eleição unificada para conselheiros tutelares aconteceu em todo o Brasil e em Cortês-PE, tudo aconteceu com muita tranquilidade. Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes para votarem em um dos 20 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar na cidade.
O Portão do colégio Andréia de Aguiar foi aberto exatamente as 08h00 e aos poucos os eleitores foram chegando ao único colégio eleitoral na cidade. O destaque foi para a zona rural, onde muita gente chegava de carros de passeios, já que não teve transporte público disponível. Nossa equipe falou com o Presidente da Acotmas, Sr. Claudemir, sobre a importância do processor.
“Hoje é um dia de Democracia e todas as cidades da Mata Sul estão fazendo sua parte escolhendo os conselheiros tutelares de seus municípios.”
Já o Ministério público falou com nossa equipe e disse da importância da eleição e do empenho da sociedade organizada. Pelo menos 60 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos além da importância do CONDICA, que desde o início contribuiu diretamente com a votação. Estiveram presentes o prefeito da cidade ‘Geninho’, o mesmo disse que o conselheiro tutelar é muito importante para toda sociedade e em especial para a criança e o adolescente.
Outros políticos passaram pelo local, como eleitores, entre eles vários vereadores e pré-candidatos à eleições de 2016. As 17h00 foi encerrada a votação, o processo para contagem de votos começou já no início da noite, nossa equipe teve autorização do Ministério Público e da equipe organizadora para acompanhar a contagem desses votos.
Era 21h30 quando o resultado final já estava desenhado. E para a surpresa de muita gente 3 novatos irão assumir o conselho tutelar junto com 2 veteranos.
O que chamou atenção foi que os 3 novatos são evangélicos e juntos à votação deles daria para eleger um vereador na cidade. Mesmo as lideranças das igrejas não se envolvendo diretamente o povo parece ter abraçado a causa e fez com que alguns cortados saíssem de cena para que os novatos entrassem em cena. Era visível nas ruas da cidade uma grande massa de evangélicos indo a votação, em especial da igreja Assembleia de Deus, a mesma tem o maior números de membros na cidade.
Outras igrejas tinham membros que estavam concorrendo, é o caso do jovem Hélio Silva, o mesmo é irmão de um Pastor na cidade.
Nesse caso o Hélio não obteve vitória, já a irmã Eliane e Irmão Jefesso e Josimar, todos da assembleia, tiveram votação expressiva e conseguiram as vagas.
Qual o segredo deles? Isso foi o que perguntamos a eles e a resposta foi unanime: “Foi a vontade de Deus e do povo”. Juntando o voto deles dariam: 550 votos, ou seja o suficiente para eleger um vereador e com uma das maiores votação.
Por: Wanderson Medeiros
VOZ DA MATA SUL, A VOZ DA REGIÃO PASSA AQUI!”
COMMENTS