Na manhã desta quarta-feira(15), centenas de alunos da Zona Rural de Bonito, no Agreste Pernambucano, fizeram uma denúncia no Ministério Público, informando as más condições dos ônibus escolares do município, principalmente o que faz o transporte dos sítios: Colônia, Riacho Escuro, Guaretama e região.
Na denúncia, os alunos informaram que, quase toda semana os ônibus apresentam algum defeito, seja ele por falta de freio, no motor entre outros. Segundo à denúncia, os veículos que tem capacidade para 48 pessoas já transportou cerca de 90 a 100 estudantes, tanto que as portas ficaram abertas um grande percurso, devido a super lotação. Em conversa com a nossa reportagem, os estudantes informaram que esse problema já vem ocorrendo a meses, e que já procuraram diversos órgãos responsáveis da prefeitura, como a secretaria de educação e divisão de transportes e nada foi resolvido, “A cada reclamação, uma nova desculpa é informada, e nenhuma providência tomada.” disse um aluno.
Ainda segundo o documento enviado ao Promotor da Vara da Infância. Dr. Lucano Bezerra, o mesmo ônibus faz os três horários, manhã, tarde e noite. Nessas viagens os estudantes ficam esperando o transporte por horas, em alguns dias chegando a 4:hs de espera e quando da problema no veiculo, andam quilômetros para chegarem em suas residências.
Por serem na sua maioria menores de idade e com medo de acontecer uma tragédia, procuraram também o Conselho Tutelar e UESBO ( União dos Estudantes do município) na pessoa dos seus representantes, Wagner Jacomo e Eduardo, para que pudessem também tomar providências. Estavam presentes também Guilherme Heráclio, Josivan, e o psicologo Marcelo Lina que também auxiliam os trabalhos no Conselho tutelar do município.
Fotos e vídeos foram enviadas a nossa equipe, inclusive hoje enquanto estavam no MP o ônibus voltou a quebrar, vazando fluido em uma das roda.
Assista!
Por: Mezaabe Vitor – em busca da informação.
COMMENTS