Uma forte chuva nos dias 17, 18 e madrugada de 19, pegou os moradores do município de Cortês de surpresa, segundo a Agencia pernambucana de Águas e Climas (APAC) choveu no município o esperado para 20 dias aproximadamente, 210 mm.
Segundo também a Defesa Civil do município houve 11 deslizamentos de encostas sem vítimas mas que atingiram 14 residências onde apresentaram danos parciais, porém devido ao nível de risco aumentado essas famílias não poderão retornar as suas casas. No total atualmente 435 pessoas estão desalojadas em casas de parentes.
Em nota ao Portal Voz da Mata Sul a prefeitura informou sobre as ações que estão sendo tomadas:
“Como a Operação Inverno estava marcada para acontecer no início do mês de abril, tivemos que antecipar esta etapa que se configura em cobrir de forma paliativa os taludes desprotegidos e preparação da população com treinamentos e palestras sobre os fatores de riscos locais.
A gestão está totalmente integrada ao governo do Estado contando com equipes de pronto atendimento do Corpo de Bombeiros e efetiva presença da Defesa civil Estadual ligada a Municipal prestando os primeiros serviços de planejamento e gestão do cenário adverso.
O município teve a disponibilidade e importância em dar a resposta devida ao cenário evitando que o mesmo pudesse evoluir a uma possibilidade de decretação de Situação de Emergência.”
Estaremos trazendo mais informações a qualquer momento.
Por: Mezaabe Vitor – em busca da informação.
COMMENTS