Bonito-PE: Ventos Fortes e Chuvas Causam Alagamentos e Destruição no Município.

Bonito-PE: 5º Congresso Bonito em Chamas reúne mais de 6 mil pessoas no município.
CELPE ALERTA: Cuidado com fogos e fogueiras próximos à fiação.

Hoje (15) no município de Bonito interior do estado de pernambuco, ocorreu um fenômeno natural raro na região onde em dia de sol se formou uma forte chuva com rajadas de ventos, o fenômeno que durou pouco mais de 30 minutos deixou diversas ruas alagadas, arvores arrancadas, telhados destruídos e assustou a população bonitenses. algumas pessoas chegaram a relatar que nunca viram um fenômeno assim na cidade, e se assustaram com a força da natureza.

Carros quase totalmente cobertos pela água, murros derrubados, estufas de flores destruídas, telhado de escolas quebrados, lojas e casas invadidas pelas águas na principal avenida da cidade e ruas dos bairros, foi o saldo destruição deixado pela forte chuva e rajadas de ventos. apenas na cidade aconteceu esse evento, alguns sítios e distritos do município nem as cidades vizinhas foram afetados.

Geralmente esse fenômeno se forma em dias quentes com altas temperaturas onde o calor sobe e encontra uma barreira muito resistente que são as nuvens que bloqueia a subida térmicas. Em um dia quente de verão, o sol produz mais e mais calor. Mais térmicas ascendente e úmida vão se acumular na parte de baixo das nuvens, forçando as nuvens, ainda mais, para cima. As nuvens continuam a resistir e não deixam as térmicas passarem. A pressão vai aumentando, até que chega um ponto em que as térmicas conseguem romper as nuvens. Nesse ponto de rompimento forma-se uma violenta corrente ascendente (para cima) de um ar quente e úmido. Por causa da pressão exercida pela térmica, essa corrente consegue atingir altitudes cada vez mais elevadas onde o ar é cada vez mais frio, encontrando esse ar frio, a umidade contida nas térmicas congela (viram gelo).

No percurso de descida, o ar quente ascendente consegue derreter totalmente a bola de gelo. Por isso, as Chuvas de Verão são pingos grossos e muito gelados, pois as gotas são gelo derretido.  Essa região em que acontece essa “guerra” entre térmicas que querem subir e gelo que quer descer é bem característica, formando uma espécie de tubo, e acontece em um espaço relativamente pequeno de alguns quilômetros de largura.

veja como ficou alguns pontos da cidade, as imagens foram enviadas  ao nosso grupo do WhatsApp.

Por: Mezaabe Vitor

VOZ DA MATA SUL, EM BUSCA DA INFORMAÇÃO.

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0