A ausência de investimento tecnológico para os jovens da Mata Sul.
Hoje a estrutura tecnológica da Mata Sul está um caos, jovens com desejo de aprender são limitados pela falta de investimento do governo ou até mesmo das prefeituras de seus municípios.
Segundo a Agência Brasil faltam aos pesquisadores brasileiros espírito empreendedor e melhor aproveitamento dos investimentos no setor de inovação tecnológica.
“Inovação é algo essencial para qualquer país que queira se modernizar. Ou nos incorporamos à inovação ou vamos envelhecer como um país marginal do ponto de vista da inserção na economia mundial. Seremos menos ricos e teremos mais desigualdade social”, comentou o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Celso Pinto de Melo.
Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento muito rápido nesse setor, qual o futuro dos nossos jovens?
A demanda do mercado de trabalho está cada dia maior e consequentemente as exigências também. Porém, como nos preparar para tais vagas sem a qualificação exigida, como iremos preencher essas inúmeras vagas para tais cargos?
O governo distribuiu material de informática, como tablets para as escolas, mas esqueceram do suporte técnico para solucionar os devidos problemas que a maioria apresentou meses depois e que permanecem até hoje sem solução, também não ofereceram profissionais qualificados para ensinar o manuseio adequado.
Entrevistamos algumas pessoas e segundo Marcelo Carlos, estudante de ciência da computação, ele acha que o aprendizado sobre as áreas da tecnologia é algo fundamental e que deveria ser passado desde cedo pelas escolas, aumentando o interesse dos jovens por essas áreas que muitas vezes são de difícil acesso para os jovens que moram em áreas mais afastadas da cidade e que não possuem acesso à informação.
Quais as soluções para melhorar os conhecimentos dos nossos jovens na Mata Sul?
E o que os prefeitos estão fazendo para levar o conhecimento até eles?
COMMENTS