A expectativa é grande para os alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cortês, onde aguardam o recebimento de um novo fardamento escolar.
Relembre essa Matéria que foi publicada em 2014, e mesmo despois de 2 anos a realidade não mudou em nada.
Como a grande maioria na cidade não tem condição para comprar as blusas e até outros materiais escolares, esperam anualmente pelos fardamentos novos. Com medo de represália, alguns pais de alunos que não quiseram revelar seus nomes, denunciaram o fato. Para um deles, um morador do Alto do Campo, é uma pena seus filhos não ganharem fardamento, porque segundo ele, não tem condição para comprar, ficando assim os estudantes com vestes rasgadas e acabadas pelo tempo, onde envergonham os jovens e as crianças hoje em dia, que com a modernidade, os filhos perguntam, porque meu colega tem e eu não tenho uma blusa nova, se referindo as pessoas que tem uma certa condição de adquirir roupas novas.
Nossa equipe conversou com a avó de Carlinha e Carlinhos, de Barra de Jangada, a senhora disse que seu filho comprou a blusa da menina para ela ir para escola.
“Quem comprou a blusa foi o pai dela, agora a gente não tem tanta condição, e com essa crise na usina está pior.”
Na ocasião, a senhora questionou a respeito dos pagamentos dos impostos feitos pela população:
“Tanto imposto né e cadê? Mas fazer o que né, se a gente falar é pior.”
Já as crianças disseram que gostariam de ganhar as camisas e ainda pediram mais:
” Eu queria uma camisa bonita porque eu ganhei essa faz tempo, e hoje só tenho uma, tem dia que não posso ir com ela porque está molhada.”, disse Carla
Ela disse ainda que um dia será professora e que ajudará todas as crianças.
Seu irmão mais novo, com a idade de 8 anos, diz ter uma grande dificuldade no aprendizado:
“Oxe! as vezes nem quero ir pra escola, eu não tenho a blusa. Eu queria ganhar um sapato para ir para escola. Eu queria um lápis, uma borracha e um caderno. Quando eu cresce eu quero ser pedreiro. ” diz o menino.
Nossa Equipe procurou saber alguma informação com a Secretária de Educação, a Srª. Eterilda Borba, onde nos foi relatado que a Prefeitura não dispõe de fardamentos novos anualmente:
“Infelizmente não temos condições de dar o fardamento todo os anos, pois não temos uma verba destinada para tal fim. O que fazemos é entregar fardamentos novos um ano sim outro não, mas nosso desejo se possível seria dar esse fardamento a nossos alunos.”
Fonte:Tv Replay/Wanderson Medeiros
COMMENTS