No Dia Mundial do Doador, Hemope precisa repor estoques de sangue

CORTÊS-PE: Pedroza ajuda Pernambuco a vencê a crise, gerando emprego e renda
Cortês-PE:Prefeitura e Celpe vem como cão e gato

Às vésperas de uma das festas mais importantes do estado, o São João, o Hemocentro de Pernambuco (Hemope), está com o estoque de sangue bem baixo. Para atender a todos os hospitais pernambucanos, tem bolsas suficientes apenas para cinco dias. Diante desse grave problema, nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue, a instituição faz um apelo para reforçar a participação dos cidadãos interessados em ajudar quem precisa.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. A ideia é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data, é festejado também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Para o Hemope, a comemoração dessa importante data, em pleno perído junino, é uma oportunidade para melhorar a captação. Diariamente, a instituição recebe 250 doadores. Mas seria preciso contar com pelo menos 350, a cada dia, para poder não ficar com os estoques tão baixos.

Atualmente, a pior situação é a do Sangue A+, consideradada crítica. O que tem nas geladeiras é suficiente apenas para três dias. Para sensibilizar os pernambucanos a aumentar a doação de sangue, quadrilhas juninas fizeram um arraial improvisado na sede do Hemope, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

A diretora da entidade Ana Fausta Cavalcante aproveitou a ocasião para reforçar o pedido. Precisamos cada vez mais de sangue. Nesta época do ano, a demanda cresce por causa das festas. Estamos conscientizando os pernambucanos sobre  a importância de ajudar a salvar vidas”, afirmou.

E já teve gente que atendeu a essa convocação. A estudante Bruna Prata e o gerente bancário Gleydson Kleyton estiveram no Hemope para ajudar. “É fácil e simples. Todo mundo pode participar e ajudar”, declarou a jovem. “Todos precisam dar sua contribuição”, reforçou Kleyton.

Exigências
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. São aceitos doadores com mais de 50 quilos. A orientação é fazer uma refeição leve antes de ir a um posto de coleta de sangue. No Recife, a sede do Heompe abre das 7h15 às 18h30, de segunda a sexta. Ela fica na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, na Zona Norte.

Incentivo
As empresas que incentivarem entre seus funcionários a doação voluntária e regular de sangue poderão ser premiadas com o Selo Empresa Solidária. A lei que estabeleceu a honraria foi promulgada em 23 de maio deste ano.

Para participar, as empresas precisam informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, e os procedimentos para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). As empresas também precisam conceder aos trabalhadores oportunidade e condições para ir ao banco de sangue ou hemocentro.

COMMENTS

WORDPRESS: 0