Banco Central aprova modernização dos boletos com integração ao Pix e mais segurança

Banco Central aprova modernização dos boletos com integração ao Pix e mais segurança

Capivara é resgatada por Bombeiros na Via Mangue, no Recife
Educação:Dilma atrasa repasse de R$ 2,9 bilhões para escolas

O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (12), a aprovação de uma resolução que moderniza o sistema de boletos bancários no Brasil. A novidade permitirá que os boletos possam ser pagos não apenas pelo tradicional código de barras, mas também via Pix, utilizando um código QR. A medida tem como objetivo trazer mais agilidade, segurança e praticidade aos pagamentos.

Embora a resolução entre em vigor somente em 3 de fevereiro de 2024, os boletos já podem conter o código QR para pagamentos por Pix de forma experimental. Com essa nova funcionalidade, os usuários podem realizar transações instantaneamente, eliminando a necessidade de esperar o prazo de compensação de dias úteis dos boletos convencionais.

Boleto Dinâmico: mais segurança e eficiência

Outra inovação é a criação do boleto de cobrança dinâmico, projetado para trazer mais segurança em operações envolvendo títulos financeiros, como duplicatas escriturais, regulamentadas pela Lei 13.775/2018.

Esse modelo de boleto vincula o pagamento diretamente ao título digital registrado em sistemas autorizados pelo Banco Central, garantindo que o valor pago seja destinado ao legítimo detentor dos direitos. A nova ferramenta é especialmente relevante para empresas de pequeno e médio porte, que dependem dessas operações para fomentar seus negócios.

Impacto no sistema financeiro

Segundo o BC, essas mudanças representam um grande avanço para modernizar o sistema financeiro brasileiro, ao oferecer alternativas mais rápidas e seguras para consumidores e empresas. A regulamentação definitiva do novo modelo está prevista para 2025, mas os testes iniciais já começam agora.

A modernização dos boletos promete não apenas simplificar a vida dos usuários, mas também fortalecer a segurança e a eficiência de negociações importantes no mercado financeiro.

COMMENTS

WORDPRESS: 0