Forte ventania derrubou árvores, teto de postos de gasolina e pórtico da decoração do carnaval de Olinda, bloqueando um dos principais acessos à cidade, nesta sexta-feira (16).
A chuva que atingiu o Grande Recife na madrugada e na manhã desta sexta-feira (16) causou transtornos para a população. Além do alagamento em ruas e avenidas, uma forte ventania causou queda de árvores e falta de energia em várias cidades da Região Metropolitana, como a capital pernambucana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Em nota, a prefeitura do Recife, através do Centro de Operações (COP), recomendou que “serviços não essenciais sejam realizados de forma remota” por causa da chuva na capital pernambucana.
A ventania causou a queda de um pórtico da decoração de carnaval de Olinda, na Avenida Olinda, bloqueando a passagem pela via, que é um dos principais acessos à cidade para quem vem do Recife.
Em Paulista, no Grande Recife, o teto de um posto de gasolina desabou por causa do vento forte. No bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, a placa de uma concessionária caiu sobre os carros e quebrou o vidro traseiro de um deles.
Em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o teto de um posto de gasolina caiu devido à forte ventania. Grande parte da estrutura ficou retorcida no local. Já na Zona da Mata Sul, no município de Escada, moradores filmaram os raios que caíram na cidade durante a madrugada.
Alerta meteorológico
Raios foram vistos no município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta de estado de observação para a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata. O aviso é válido até às 12h25 desta sexta.
Segundo o meteorologista da Apac Patrice Oliveira, dois fenômenos causaram o grande nível de chuvas: a zona de convergência, que é o sistema de chuvas já previstas para fevereiro e maio, e o cavado de altos níveis, o sistema de altos ventos que, a depender da posição, aumenta a chuva em determinada região.
“Nós lançamos um estado de observação, só que, com o decorrer do processo, vimos que as chuvas iriam se intensificar. Em toda a Região Metropolitana, choveu mais de 60 milímetros, em média. Só em Itapissuma, que foi um ponto fora da curva, choveu mais de 150 milímetros”, disse.
A previsão da Apac, de acordo com o meteorologista, é de a chuva diminua com o tempo. “Aqui vai continuar, mas mais fina, ou seja, com uma intensidade menor. Mas isso não quer dizer que, a qualquer momento, devido ao sistema, não possa ocorrer uma chuva mais de moderada a forte. A previsão é que continue com essa chuva, de moderada a fraca”, afirmou.
Aulas suspensas
No Recife, as aulas do turno da manhã nas escolas da rede municipal foram suspensas. A prefeitura da capital informou que vai reavaliar a situação para decidir se as aulas do período da tarde também serão canceladas.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu as atividades administrativas e as aulas até a tarde no Campus Recife, que fica na Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital.
Alagamentos
Rua Imperial, em Afogados, na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram diversas ruas alagadas, como a Avenida Caxangá, na Zona Oeste da capital pernambucana, e na Estrada dos Remédios, em Afogados, na mesma região da cidade.
A água também ficou acumulada na Avenida Dois Rios, no Ibura, na Zona Sul do Recife, e na Avenida Doutor José Rufino, no bairro da Estância, na Zona Oeste da cidade.
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), foram registrados os seguintes pontos de alagamento na capital pernambucana:
- Túnel Chico Science – Madalena, na Zona Oeste;
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira – Pina, na Zona Sul;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista central) – Paissandu, no Centro;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista central) – Derby, no Centro;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães – Campo Grande, na Zona Norte;
- Avenida Recife – Ibura, na Zona Sul;
- Avenida Presidente Dutra – Ibura, na Zona Sul;
- Avenida Recife – Estância, na Zona Oeste;
- Rua Imperial – São José, no Centro;
- Avenida Sul – São José, no Centro;
- Avenida Maria Irene – Jordão, na Zona Sul;
- Avenida Marechal Mascarenhas de Morais – Imbiribeira, na Zona Sul;
- Avenida Marechal Mascarenhas de Morais – Ibura, na Zona Sul;
- Túnel Felipe Camarão – Jordão, na Zona Sul;
- Avenida Sport Club do Recife – Ilha do Retiro, na Zona Oeste;
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho – Prado, na Zona Oeste;
- Rua Cônego Barata – Tamarineira, na Zona Norte;
- Avenida Barão de Souza Leão – Boa Viagem, na Zona Sul;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista central) – Espinheiro, na Zona Norte
De acordo com a Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Barra de Jangada foram registrados alagamentos, desabamento do teto de uma residência, danos materiais e desalojamento de duas pessoas. No bairro de Zumbi do Pacheco, um alagamento resultou em danos materiais em uma residência e desalojamento de uma idosa.
Queda de árvores
Árvore caída na Rua Barão de Água Branca, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
De acordo com a Neoenergia, foram registradas quedas de 65 árvores, em razão de ventos superiores a 60 quilômetros por hora. Algumas delas foram nos seguintes locais:
- Janga, em Paulista, no Grande Recife;
- Cruzamento da Almirante Noronha de Carvalho com a Avenida Santos Dumont, nos Aflitos, na Zona Norte do Recife;
- Rua Sá e Souza, em Setúbal, na Zona Sul;
- Rua Barão de Água Branca, na Imbiribeira, na Zona Sul;
- Rua das Gardênias, em Rio Doce, em Olinda.
Falta de energia
Houve falta de energia em várias cidades da Região Metropolitana do Recife, nos seguintes bairros:
- Bairro Novo, em Olinda;
- Rio Doce, em Olinda;
- Pau Amarelo, em Paulista;
- Aldeia, em Camaragibe;
- Várzea, na Zona Oeste do Recife;
- Jaqueira, na Zona Norte da capital pernambucana.
A Neoenergia informou, por nota, que aumentou em 300% o número de equipes em campo atuando no Grande Recife. A empresa também solicitou que clientes informem possíveis ocorrências pelo WhatsApp (81) 3217-6990 ou pela Central de Atendimento, através do número 116.
Fonte: G1 PE
COMMENTS