Governo planeja lançar aplicativo para bloquear celular roubado com ‘apenas um clique’

Governo planeja lançar aplicativo para bloquear celular roubado com ‘apenas um clique’

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra um total de 999,2 mil ocorrências no ano passado

Brasileiros adotam prática do ‘esse celular é do ladrão’ para se defender de roubos.
A Mais ou Menos 45 Anos Atrás, Veja Como foi a Primeira Ligação de um Celular.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai estrear na próxima terça-feira uma funcionalidade para bloquear instantemente celulares roubados, e consequentemente inibir os acessos a contas de bancos e serviços no aparelho. O Secretário-Executivo da pasta, Ricardo Capelli, fez o anúncio nas redes sociais.

A ideia é nacionalizar um protocolo de segurança de fácil acesso para os usuários vítimas de roubos ou furtos de celulares.

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou Capelli.

A proposta vem em um contexto de aumento desses casos. O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta para um total de 999.223 mil ocorrências no ano passado, e 852.991 mil casos em 2021. Com isso, a alta foi de 16,6% em furtos e roubos.

  • O estado que liderou o ranking, em números absolutos, foi São Paulo, com 346.518 celulares roubados ou furtados, o que representa cerca de 30% do total do país. Em segundo lugar, a Bahia teve 83.433;
  • Os lugares com maior aumento em relação a 2021 foram a Bahia, com variação de 70,5%, e o Rio de Janeiro, que aumentou em 58,6%;
  • O levantamento é feito com informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

 

Fonte: O Globo

COMMENTS

WORDPRESS: 0