Em uma reviravolta surpreendente na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Bonito, o projeto de incentivo ao pagamento por desempenho da Saúde Bucal foi aprovado com emenda da oposição, contrariando a proposta inicial do executivo que gerou intensa polêmica e reação dos vereadores de oposição e da população.
O embate teve início com a proposta do executivo, que sugeria o rateio do valor, onde destinaria apenas 60% para os profissionais. No entanto, o vereador João Diniz apresentou uma emenda ao projeto, propondo que os 100% do recurso fossem destinados exclusivamente aos profissionais da Saúde Bucal, sem qualquer tipo de rateio.
A controvérsia ganhou força nas redes sociais e entre os profissionais, inclusive vereadores que afirmavam pertencer à área da saúde. Na reunião desta quinta-feira (23/11), o projeto foi novamente colocado em pauta, e desde o início, a ausência dos 3 vereadores da base do prefeito, Irmão Roberval, Italo Damasceno e Holandinha, chamou a atenção.
Durante a votação da emenda ao projeto, os vereadores da situação mudaram de posicionamento, votando a favor do não rateio. Apenas a vereadora Andreza Pimentel, líder do governo, manteve-se contrária ao pagamento integral.
Com a emenda aprovada, o projeto foi submetido a votação, obtendo o apoio de todos os presentes. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito, encerrando um capítulo marcado por debates intensos e uma mudança significativa de posicionamento por parte dos legisladores municipais.
Por: Mezaabe Vitor – VOZ TV PE
COMMENTS