Detran modifica prova prática para quem vai tirar primeira habilitação no Grande Recife; entenda mudanças

Detran modifica prova prática para quem vai tirar primeira habilitação no Grande Recife; entenda mudanças

De acordo com o Detran, mudança é uma tentativa de diminuir o tempo da prova e adiantar a fila para quem quer tirar a primeira CNH.

Morre, aos 57 anos, Canisso, baixista da banda Raimundos
Escolas se antecipam à reforma do ensino médio e customizam formação.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu retirar do processo de primeira habilitação de condutores a prova de garagem, uma das etapas anteriormente necessárias para quem quer tirar a categoria B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o órgão, a medida é válida somente no Grande Recife.

De acordo com o Detran, a retirada do teste de garagem é uma tentativa de diminuir o tempo da prova e adiantar a fila atual para realização do processo de primeira habilitação. Por dia, são cerca de 500 provas realizadas na sede do Detran, na Zona Oeste do Recife.

A suspensão está em fase de testes desde julho. O teste de garagem consiste em estacionar o carro em marcha à ré em vagas de 90 graus.

Com a modificação, o teste prático mantém a baliza, a rampa e o circuito de rua, que inclui sinalização semafórica, sinalização horizontal, atenção com ciclistas e pedestres. O preço dos testes não muda com a retirada da garagem.

Ainda segundo o Detran, esse teste não é obrigatório conforme o Código de Trânsito Brasileiro e a resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata sobre provas, tempos e manobras, mas não cita o teste de garagem.

g1 questionou o Contran sobre a retirada desse teste, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

O Detran de Pernambuco afirmou que, antes da mudança, o tempo médio do exame prático era de oito minutos e 11 segundos. Sem a garagem, houve queda de 25%, para cinco minutos e 52 segundos. O tempo que era previsto para os candidatos realizarem etapa da garagem era de até três minutos.

Isso, segundo o Detran, faz com que o departamento possa atender mais pessoas no mesmo dia. A taxa de aprovação aumentou em 3%. Atualmente, cerca de 55% dos candidatos à primeira CNH reprovam.

A previsão é de que, se as avaliações do período de testes forem positivas, a retirada da prova seja estendida para o interior do estado.

Fonte: G1 – Publicado por Renê Ramos / VOZ TV PE

COMMENTS

WORDPRESS: 0