Pernambuco tem maior taxa de desemprego do país no segundo trimestre de 2023, diz IBGE

Pernambuco tem maior taxa de desemprego do país no segundo trimestre de 2023, diz IBGE

Mais de 600 mil pernambucanos estão sem ocupação. O Recife teve pior resultado entre as capitais.

MEGA CARREATA será realizado em Bonito neste sábado(27) em apoio a Bolsonaro.
Prefeitura do interior de SP cancela carnaval para comprar ambulâncias

Pernambuco teve a maior taxa de desemprego do Brasil no segundo trimestre de 2023, segundo dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram mais de 600 mil pernambucanos à procura de um emprego, o que representa 14,2% da população dessa idade.

A taxa de desocupação no Grande Recife foi de 16,9% no período, a maior entre as 20 regiões metropolitanas pesquisadas. A da capital pernambucana foi de 16,3%, a maior entre as capitais.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que é feita a cada três meses.

No trimestre anterior, o estado ficou na segunda posição, atrás da Bahia, com 14,1%. A variação foi de 0,1% entre um período e outro, o que, segundo o IBGE, é insignificante do ponto de vista estatístico. Mesmo assim, o percentual levou o estado para a posição negativa. No Brasil, o índice foi de 8%.

A amostra da pesquisa foi feita entre os meses abril, maio e junho, e foi dividida entre as seguintes categorias:

  • 14 aos 17 anos, idades de estágios e do programa Jovem Aprendiz: 20 mil desempregados;
  • 18 aos 24: 183 mil desempregados;
  • 25 aos 39: 223 mil desempregados.

Busca por emprego

Desempregado desde maio deste ano, o autônomo Williams Soares, de 58 anos, conta que se sente disposto a trabalhar e busca mais qualificações.

“Está difícil, mas não é impossível. A gente tem que diversificar o nosso poder de atuação. Aparece muitos ‘freelances’ para mim, e são eles que estão sustentando a gente”, disse.

A esposa dele, Aldenise Leão, também é autônoma e está sem emprego fixo. Para ajudar nas despesas de casa, ela realiza serviços de estética, como limpeza de pele e depilação. O filho do casal, de 17 anos, também ajuda, vendendo coxinha na escola.

“Eu fico em casa, atendo em casa e também a domicílio. Está difícil, por isso resolvi fazer minha parte como mulher virtuosa”, disse Aldenise.

FONTE: G1

COMMENTS

WORDPRESS: 0