Superfungo: PE confirma 10º caso de Candida Auris e suspende atendimentos no Hospital Getúlio Vargas

Superfungo: PE confirma 10º caso de Candida Auris e suspende atendimentos no Hospital Getúlio Vargas

Paciente é um homem de 52 anos, que sofreu um acidente e sofreu ferimento na perna.

TCE recomenda rejeição das contas de 2020 do ex-prefeito Altair Júnior
Pai mata a tiros filho de 4 anos e depois comete suicídio em Petrolina

Pernambuco confirmou nesta terça-feira (4) o décimo caso de paciente com o superfungo Candida auris. Para tentar reduzir o contágio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) suspendeu novos atendimentos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A unidade é referência em traumato-ortopedia e vascular.

O paciente é um homem de 52 anos, que está internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife. Antes de ir a essa unidade, ele deu entrada no HGV com um ferimento numa das pernas, após um acidente.

“Em virtude da necessidade de controle e monitoramento das pessoas que podem ter entrado em contato com o paciente durante o período de internação no Getúlio Vargas, o setor de emergência da unidade de saúde está restrito à admissão de novos pacientes, até a próxima segunda-feira (10)”, afirma a SES.

No HGV, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai fazer testes em pacientes internados no local para controle e mapeamento de possíveis novos diagnósticos.

O monitoramento envolve testagem de pacientes com maior risco, como aqueles com mais de 72 horas de internamento no setor de emergência, uso de antinbióticos por mais de 24 horas e com histórico de procedimentos invasivos (uso de sonda, suporte ventilatório, etc).

“A Secretaria Executiva de Regulação de Pernambuco já está em contato com todas as unidades da rede de saúde, principalmente aquelas localizadas no Recife e Região Metropolitana, a fim de monitorar o fluxo de demandas em cada um desses serviços, diante da restrição de novos atendimentos no HGV”, disse a SES.

Por fim, a secretaria orienta que novos pacientes sejam distribuídos nas demais unidades de emergência da rede.

O que é Candida auris?

O Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, se espalhou por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade cientifica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros.

Como se prevenir?

As formas de prevenção são as seguintes:

🧼 Higiene das mãos;

🧤 Uso adequado de materiais de proteção;

🧽 Limpeza do local onde estão os pacientes infectados.

COMMENTS

WORDPRESS: 0