A Câmara de Vereadores de Bonito realizou uma importante votação na noite desta segunda-feira (19/06), aprovando uma emenda ao projeto de lei que traz uma mudança significativa para a eleição de conselheiros tutelares no município. A emenda, proposta pelo vereador João Diniz, modifica a legislação vigente, estabelecendo o voto único para os eleitores, em vez dos cinco candidatos permitidos anteriormente.
A decisão do vereador João Diniz foi embasada em uma recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, que já adota essa prática em diversos municípios. Além disso, representantes do Ministério Público de Bonito também manifestaram apoio à emenda da lei municipal.
Anteriormente, os candidatos praticavam o que era conhecido como “casadinha”, uma prática proibida, porém comum durante as eleições e nos bastidores. Isso permitia que candidatos mais fortes consolidassem suas candidaturas com candidatos menos populares. Com a nova lei em vigor, a eleição se assemelhará ao processo de escolha de vereadores, com apenas um voto único. Essa mudança tornará as eleições mais acirradas para este importante cargo, que possui um mandato de 4 anos.
A emenda foi aprovada com o apoio de oito vereadores, havendo duas abstenções. Agora, o projeto de lei seguirá para as próximas etapas, buscando entrar em vigor e trazer essa nova forma de escolha dos conselheiros tutelares.
Por Mezaabe Vitor – Voz TV Pernambuco
COMMENTS