Com a chegada das chuvas a Vigilância Ambiental de Olinda programou mutirões de enfrentamento a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador das arboviroses: dengue, chikungunya e Zika. A ação, que teve início ainda neste mês, vai percorrer por diversos bairros da cidade, com agendamento marcado para todo mês de junho. A preocupação da Secretaria de Saúde do município é que, nesse período, há uma tendência da proliferação dos criadouros do mosquito.
Os trabalhos foram iniciados nesta quarta-feira (26.05), no bairro de Caixa D’Água, com uma equipe com 25 agentes de Controle de Endemias (ACEs), e coordenadores da Saúde. Eles visitaram mais de 800 imóveis e orientaram os moradores sobre os cuidados em manter sempre fechados os tonéis e caixas d’água, calhas sempre limpas, garrafas viradas com a boca para baixo, lixeiras tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, além de preencher, semanalmente, os pratos e vasos de plantas com areia. A orientação passa ainda pela limpeza das áreas comuns, sobretudo, dentro de cada residência.
O gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), André Cavalcanti, destaca a importância da ação. “Nossa equipe trabalha diariamente orientando os moradores da cidade, ainda mais nesse período de chuvas, que se torna propício a proliferação dos criadouros. Esse mutirão vem para poder intensificar todos esses cuidados”, alertou o gestor.
Fonte: Pernambuco em Pauta
COMMENTS