O descarte do lixo hoje é um dos principais problemas enfrentados por diversas autoridades do País e do mundo, muitos municípios ainda jogam centenas de toneladas dos resíduos ao ar livre, nos famosos lixões que trás diversos prejuízo não só a natureza como ao ser humano.
Pesando em como descartar esses lixos não recicláveis de forma adequada para amenizar os danos a natureza, O COMSUL (Consórcio de Município da Mata Sul) implantou um aterro sanitário público, que fica localizado na cidade de Escada.
O atual presidente do COMSUL e prefeito do município de Cortês, Reginaldo Morais (PSB) desde que assumiu em 2017, o aterro se tornou referência em todo estado, segundo o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e a Agência Estadual de Meio Ambiente, isto se deu devido ao excelente trabalho desenvolvido no local e por também atender todas às normas ambientais.
Assim que Reginaldo Morais assumiu a gestão do consorcio, no mesmo ano foram retirando do meio ambiente, 120 toneladas de lixo por dia, chegando a mais de 43 mil toneladas no ano. Além de Escada, diversas cidades da região são beneficiadas.
Além de beneficiar a natureza, o aterro gera aproximadamente 30 empregos diretos e centenas indiretos devido aos lixos recicláveis que chegam dos municípios.
Escrito por: Mezaabe Vitor – em busca da informação
COMMENTS