A agressão ao meio ambiente, o convívio com o mau cheiro e os riscos de contaminação são considerados hoje um grande gargalo em muitas cidades Brasileiras que ainda não dispõem de um sistema de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. O lixo a céu aberto disponível em terrenos irregulares espalhados pelo país traz um cenário triste e desanimador.
Na cidade de Bezerros no Agreste Pernambucano, os lixões ainda existem ao ar livre. Infelizmente esses lugares são infestados de doenças e facilitam a proliferação das mesmas, a quantidade de chorume produzido é tanta que compromete para a sempre a cultivação de qualquer planta nestas terras. Contudo, esse chorume pode contaminar quaisquer lençóis freáticos presentes no subsolo e espalhar a contaminação para outros lugares.
A nossa equipe recebeu um vídeo onde mostra a fumaça tóxicas produzida pelos plásticos a poucos metros da cidade, cobrindo algumas casas, próximo de escolas e hospitais, contaminando todo o ar e trazendo diversos riscos e prejuízos a saúde, tanto humana como dos animais. “A saúde desse povo merece respeito e atenção” disse o denunciante.
É possível ver de longe a fumaça escura, especialistas alertam que inalar a fumaça gerada por esses materiais pode causar intoxicação e agravar doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.
É lamentável o descaso do poder público em não tomar uma ação contra esse tipo de dano a natureza, as autoridades precisam se unir em caráter de urgência para buscar formas de diminuir essas ações.
Escrito por: Mezaabe Vitor – em busca da informação
COMMENTS