Uma maquiagem vem se colocando sobre a educação publica em todo país, em especial em nosso estado. Na teoria, os altos números do IDEB deveriam nos deixar felizes, porém na pratica, a história é outra.
O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. A nossa equipe recebeu uma denuncia de um Tio no município de Cortês, na Mata Sul Pernambucana que ficou revoltado, o motivo ? Sua sobrinha foi reprovada ( Notas Vermelhas, abaixo de 6,0) em quase todas as matérias e mesmo assim “passou de ano” gíria usada para quem vai para próxima série. Não é só no município que isto acontece, é em todo Estado.
Na maioria das vezes a culpa não é do professor, diretor ou secretária de educação, e sim dos governantes que diminuem os critérios de avaliações para aumentar o índice de aprovação. Nosso editor conversou com alguns diretores e professores: “Nossa educação está um “CAOS”, se reprovarmos os alunos, nossa escola fica abaixo do nível exigido, sendo assim perdemos verbas e por ai vai…” disse um diretor.
PASMEM: Conversamos com um aluno do 1º ano do Ensino Médio do EREM em Bonito, ele nos informou que não sabia fazer contas de divisão, É ISSO MESMO. mesmo assim nos garantiu que iria para próxima série. Claro que este não é um exemplo a ser seguido ou avaliado, porém na maioria das vezes é o retrato dos nossos jovens, é a educação a beira do caos.
Se os critérios não mudarem, ou se não houver exigências maiores dos estudantes, serão formados futuros MÉDICOS, ADVOGADOS e PROFESSORES analfabetos funcionais, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa, 38% dos universitários são analfabetos funcionais.
Este é um bloco de vários que serão postados ao logo dos dias. Se você estive dicas ou sugestões entre em contato com o a nossa equipe através do numero: (81) 9 8221-5935 (WhatsApp) ou e-mail: contato@vozdamatasul.com.br
Por: Mezaabe Vitor – em busca da informação
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