Evandro Alencar esteve, no último domingo (2), numa reunião de produtores rurais de São José do Belmonte, Sertão Central de Pernambuco. As atividades tiveram como objetivo o cadastro dos agricultores para a fundação da Federação das Associações dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (FATAF/PE). Na ocasião, o candidato a deputado federal aproveitou o momento para conhecer os trabalhadores e conversar sobre uma das suas principais bandeiras: a agronomia com o foco na agricultura familiar.
O candidato defende o preço mínimo dos produtos cultivados, irrigação subsuperficial, energia solar e o incentivo ao associativismo e cooperativismo. “O associativismo é uma prática pouco utilizada no Nordeste e quero trabalhar para que essa união dos trabalhadores faça parte da vida do produtor rural”, ressalta Evandro. “É importante ver a forma como tratamos o solo da nossa cidade e cultivar com qualidade”, complementa. Durante o evento, os agricultores explicaram que há necessidade de mudanças nos sistemas de energia, a exemplo elétrica para eólica, porque dessa forma as plantações não são prejudicadas.
Além disso, os participantes relataram o problema da seca: “Temos muita dificuldade na época de seca não são todos que tem poços em funcionamento, eu mesmo não tenho, por isso deixo de cultivar no verão”, explica Rosélio de Queiroz, produtor rural do Sítio Barreiros. O agricultor também pontua o prejuízo causado pelos compradores, conhecidos como atravessadores, que baixam o preço da mercadoria quando o cultivo é forte: “Quando chega o inverno, a produção aumenta e o preço cai. As pessoas adquirem nossas mercadorias por um custo baixíssimo, revendendo em regiões por um preço elevado”. O também produtor, Luiz Teodoro de Souza, de mesma localidade, detalha o desperdício dos produtos cultivados: “Muitas vezes a gente não colhe, porque pagar alguém para ajudar na colheita sai mais caro, do que o dinheiro que recebemos com a venda”, explica.
Em conversa com o presidente da Associação dos Agricultores da Fazenda Siqueira, José Nilton Gomes, houve fortificação de Evandro Alencar como deputado federal, pois, desta forma, há garantia de repasses em benefício dos sertanejos, por meio de emendas parlamentares, aprovação de projetos e fiscalização dos programas sociais.
Segundo Evandro, os projetos relacionados ao trabalhador rural devem ser feitos em conjunto: “Quando eu estiver eleito, volto aqui e vou a cada sítio e sento novamente com os agricultores para executarmos o que estamos propondo hoje e avançarmos com a minha proposta de interiorização da economia pernambucana”, afirma o candidato.
COMMENTS